Na mesma proporção em que cresce o número de veículos elétricos circulando pelas ruas, cresce também a demanda por estações onde os motoristas podem deixar seus carros carregando enquanto realizam outras atividades.
Tendo em vista isso, é de extrema importância ter ciência do nível de segurança que deve ser aplicado tanto na instalação quanto no uso das estações de recarga para veículos elétricos, especialmente em locais públicos.
A segurança deve ser pensada não somente para quem utiliza os carregadores, mas também para quem instala. A estratégia de proteção deve ser pensada desde o início do desenvolvimento do veículo, até a utilização dele na rua, tendo sempre a segurança como prioridade.
Confira no artigo abaixo algumas dicas para manter uma estação de recarga de veículos elétricos segura e de fácil acesso para os usuários.
Dicas para manter uma estação de recarga de veículos elétricos segura
Confira abaixo 5 dicas para tornar a estação de recarga um local seguro para que os motoristas possam deixar seus carros.
Instalação feita por profissionais qualificados
Ao planejar a instalação de uma estação de recarga é indispensável contar com o apoio de profissionais qualificados, que entendem das normas, emitam as documentações necessárias e pertinentes para a liberação da execução das instalações e estão cientes das especificidades tanto do carregador quanto do local.
Escolher o carregador ideal para cada cenário
Depois que o local de instalação é determinado, é preciso escolher o modelo ideal de carregador e verificar a existência de dispositivos de proteção inclusos no carregador. É recomendado que o equipamento de recarga já possua todas as proteções necessárias para o funcionamento seguro e eficiente das recargas. Além disso, é importante realizar o dimensionamento correto dos cabos com base na distância entre o carregador e o quadro de disjuntores do local.
Conhecimento das especificações elétricas
É importante levar em consideração a tensão, a sobrecarga da potência, proteção contra surtos, aterramento, entre outros itens a serem analisados. Para regulamentar a instalação dos carregadores para veículos elétricos existem algumas normas vigentes no Brasil, sendo as principais a RN 819/2018, incorporada na RN 1000/2021, e a ABNT NBR 17019/2022.
Monitoramento do local
A utilização de sistemas de monitoramento remoto pode ser muito útil para identificar em tempo qualquer ameaça de potencial problema durante a recarga, evitando riscos maiores de falhas elétricas ou problema de sobrecarga.
Manutenções periódicas
Outro item indispensável na lista de tarefas para manter a estação de recarga segura é a realização de manutenção periódica nos equipamentos, com o objetivo de prevenir o desgaste dos componentes.
Além desses pontos, destaca-se também a importância da segurança dos dados envolvidos nas transações das recargas, principalmente aquelas que fazem uso de plataformas digitais e que realizam a cobrança pela recarga. Nesses casos, a proteção dos dados dos usuários e outros dados sensíveis da operação são de extrema importância para a credibilidade do serviço.
Conte com a expertise da equipe movE para dar o suporte necessário à sua estação de recarga. Entre em contato, será um prazer lhe atender.
Comments